A 1ª Maratona Intermunicipal de Ponta de Pedras até Cachoeira do Arari iniciou neste sábado (17) e finalizou no domingo (18). As disputas ocorreram entre as categorias Árabe, Mestiço, Marajoara, Marajoara de Pasto Geral e Marajoara de Pasto Região.

Os 23 competidores, de diversas cidades do Marajó, saíram de cavalo do município de Ponta de Pedras às 9h de sábado, caminhando pelas fazendas, com o objetivo de chegar até a comunidade de Canal, metade do caminho, até às 14h. Lá eles dormiram e seguiram a competição no dia seguinte até Cachoeira do Arari, onde o primeiro a chegar ganhava a maratona.

A competição durou dois dias e demonstrou a força do cavalo marajoara que, junto do seu vaqueiro, cuida da boiada todos os dias nas fazendas do Marajó e teve parceria da Prefeitura de Ponta de Pedras e da Prefeitura de Cachoeira do Arari. Além de diversos colaboradores e do médico veterinário Leandro Assunção, que esteve acompanhando a saúde dos cavalos.

O grande ganhador da competição é de Cachoeira do Arari, e conquistou o título com o cavalo Maestro após 1h de prova. O jóquei Daniel saiu na frente dos competidores desde a largada atrás do primeiro lugar. Os títulos do segundo e terceiro lugar ficaram para Salvaterra, com os cavalos Gabola e São Paulo.

A relação do vaqueiro com o cavalo está presente em todas as regiões do Marajó. A tradicional corrida do cavalo é um esporte que atrai milhares de pessoas e envolve resistência, velocidade e conhecimento e acaba de se tornar patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade